11 coisas que aprendi na Califórnia

O que os californianos me ensinaram

Ana Catarina Ferreira, uma brasileira que morou em San Diego durante um ano, fala sobre o que aprendeu por lá.

A Califórnia é um daqueles lugares apaixonantes com paisagens que vão da praia a montanhas com neve, até desertos. Morei em San Diego por um ano e pude conhecer muitos desses lugares. Mas mais que conhecer cidades, aprendi muito com os californianos – sim, eles mesmo se intitulam americanos diferentes e eu gostaria de compartilhar com você uma lista para quem deseja conhecer esse Estado maravilhoso e entrar em contato com o seu povo:

1. Conversar com estranhos

Os californianos são assim, adoram puxar papo. No começo eu, paulista, achei estranho alguém que eu não conheço querer saber da minha vida. Estava esperando o ônibus, uma mulher puxou papo comigo, eu respondi mas não alonguei o assunto. Não teve jeito, ela insistiu e, quando eu vi,ela pegou o mesmo ônibus que eu e voltamos conversando sobre assuntos diversos. Isso aconteceu muitas e muitas vezes.

Uma cena engraçada também aconteceu quando estava atrasada andando quase correndo na rua e meu chinelo arrebentou de um jeito que não tinha conserto. Estava no caminho de volta para casa (ainda mais atrasada) quando um casal parou o carro e recomendou: “ei, se arrebentou, passa uma fita que às vezes da jeito, não fique triste!”.

Esses são os americanos da Califórnia, esses últimos mais especificamente de San Diego.

California6

2. Respeitar e admirar a natureza

Na Califórnia é possível conviver diretamente com a natureza a quase todo instante e você aprende a admirá-la e respeitá-la. É possível ver golfinhos, baleias, focas e leões marinhos e essa experiência é transformadora. Com o passar do tempo, assistir ao pôr do sol virará algo quase que obrigatório na sua lista do dia.

California5

3. Respeitar as leis

A placa “pare” é realmente feita para se parar, não importa se tem alguém esperando para atravessar ou não. A faixa de pedestre é feita para os pedestres e não ouse quebrar essa lei porque, no mínimo, você será xingado e passará vergonha, no máximo ganhará uma multa gorda. Dirigir bêbado então, nem em sonho, primeiro porque é perigoso mesmo, segundo porque se a polícia te parar, você paga uma multa altíssima e ainda é deportado.

Esses são alguns exemplos, então siga as leis, eu aprendi e virei “certinha” com o tempo, hoje estranho quando não param na faixa de pedestres e admiro esse sistema, pois todas as coisas realmente são respeitadas.

4. Não é preciso beber na praia para se divertir

Além de tudo, não é permitido beber nas ruas nem nas praias na Califórnia. Aliás, as praias, como muitas do exterior, não possuem barracas, nem quiosques, nem ninguém vendendo comida. No começo parece bem estranho. Mas com o tempo você aprende que tem muito mais atividades possíveis na praia. Esportes, ler livros, admirar a natureza e os bichinhos, surfar, boas conversas e muito mais.

California3

5. Comer ovos com bacon no café da manhã

Sim, os californianos são americanos no quesito café da manhã! Eu não podia nem pensar nesse hábito antes de ir para os EUA. Mas agora já não vivo sem. É lógico que não podemos abusar e comer isso todo dia. Mas que eu sinto saudades dos gigantes cafés da manhã, eu sinto!

6. Praticar esportes ao ar livre

Na Califórnia o esporte é extremamente praticado e a variedade é imensa. Desde uma corrida matinal nas orlas das praias a surf (todos praticam, das criancinhas de 5 anos até os idosos…), skate, bicicleta, yoga (muitos estúdios e pessoas praticando em qualquer espaço que tenha uma graminha para esticar o tapete), mergulho, snorkel, paraglider, paraquedas, trilhas… o que você mais vê nas cidades são pessoas se exercitando ao ar livre e isso acaba te animando a ir apreciar a natureza e fazer um esporte divertido também.

California7

7. Um chinelo pode ser usado em qualquer ocasião

As pessoas em geral não ligam muito para como você está vestido. Em qualquer lugar que você vá, vai conseguir ver vários estilos convivendo numa boa, sem julgamentos. O estilo mais utilizado é o tranquilo, chinelo e qualquer peça básica, sem frescura.

8. Comer comida mexicana com bastante pimenta

Por estar bem pertinho do México, a Califórnia, em especial San Diego, é o paraíso das comidas mexicanas, e em qualquer lugar tem um restaurante mexicano. E na terça feira existe o Taco Tuesday, onde você consegue encontrar tacos pela metade do preço ou até menos, toda terça feira em diferentes restaurantes mexicanos.

9. Viajar de carro é uma delícia

As estradas são maravilhosas, um verdadeiro tapete, os pedágios são raríssimos e a gasolina, embora tenha aumentado, continua tendo um preço bom. Eu que nunca gostei de viajar de carro, me surpreendi preferindo curtir a paisagem que a viagem de carro oferece do que a velocidade do avião. Por ter uma variedade incrível de cenários: de deserto a neve, da praia a florestas, é uma delícia passear e ver o terreno mudando completamente com apenas alguns quilômetros rodados.

California10

10. Não se atrasar tanto

Comparado com os europeus, até que os californianos são atrasadinhos, mas comparados com os brasileiros são pontuais. Aprendi que devo ser pontual com os meus compromissos, pois isso é considerado uma falta de consideração e respeito pelos americanos. Eles são práticos e gostam que as coisas sejam efetivas e levadas a sério. Um atraso pode ser uma falha imensa principalmente se for no trabalho (lógico que estou generalizando e existem as exceções, mas normalmente o atraso é muito mal visto).

11. Viver o hoje

O americano em geral, como eu disse, é prático e efetivo. Não fica pensando em dramas e em mil opções que podem ocorrer, ele trabalha na ação. E isso me ensinou muito e quero aprender mais e mais com eles. Enquanto muitos ficam pensando no que pode acontecer, a maioria deles conclui rapidamente a tarefa. Eles vivem o hoje e o agora sem muitos questionamentos. Os californianos em especial vivem de uma forma “easy going” sem muitas cobranças.

Fonte: http://nomadesdigitais.com/

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *