Como são as provas do Toefl e do Ielts

Como são as provas do Toefl e do Ielts divulgação/divulgação

Como são as provas do Toefl e do Ielts

Os dois testes de proficiência estão entre os mais exigidos no mundo

Veja como funciona o Toefl

Confira as principais caraterísticas do exame de proficiência elaborado nos Estados Unidos e um dos mais requisitados em instituições do Exterior

— Mede as habilidades em inglês dos estudantes, para fins acadêmicos. As provas são divididas em quatro etapas: leitura, escrita, fala e compreensão auditiva. É produzido nos Estados Unidos.

— O exame é feito online, e o candidato precisa ir a centros autorizados de aplicação das provas. Eles passam por um detector de metais e entram no laboratório portando apenas a carteira de identidade. O tempo estimado para a conclusão do Toefl é de quatro horas e meia.

—  Na compreensão de leitura, o aluno recebe três ou quatro trechos de textos acadêmicos e responde a perguntas relacionadas, que podem variar de 36 a 56.

—  No teste que avalia a compreensão auditiva, o candidato ouve palestras, discussões em sala de aula, conversas e responde a perguntas, que podem variar de 34 a 51.

—  Na produção oral, o aluno precisa cumprir seis tarefas em 20 minutos. Vídeos são apresentados e é pedido que o candidato opine por meio de um microfone instalado no computador sobre as situações relatadas.

—  Na última etapa, o estudante tem 50 minutos para escrever duas redações.

—  As provas são enviadas online pelos candidatos aos corretores do Educational Testing Service, organização americana responsável pelo Toefl, onde são corrigidas em duas semanas.

— Os alunos recebem as notas específicas de cada habilidade e uma nota geral. A pontuação mínima para que o aluno seja considerado apto a estudar em universidades no Exterior varia conforme a instituição.

— Vale por dois anos. Após esse período, as instituições solicitam que os alunos refaçam o exame. Mais de 9 mil instituições de 130 países aceitam o teste.

— No Estado, o Toefl é aplicado na PUCRS, na Fontoura Education (Porto Alegre), na Unisinos (São Leopoldo), na UFSM (Santa Maria), na Univates (Lajeado), na Unisc (Santa Cruz do Sul) e na UCS (Caxias do Sul).

— Informações sobre datas, valores e inscrições em ets.org/pt/toefl.

 

Como funciona o exame de proficiência Ielts

Confira as principais caraterística do exame elaborado pela Universidade de Cambridge

 

— Avalia quatro habilidades: leitura, fala, compreensão auditiva e escrita. É elaborado pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Tem três horas de duração e entrevista de 15 minutos.

— Ao se inscrever, o candidato opta pelo nível Academic (voltado a quem quer estudar no Exterior) ou General Treining (se o objetivo é morar fora).

— Na compreensão auditiva, os estudantes ouvem um CD e respondem a 40 questões relativas à situação apresentada.

— Na parte escrita, cada aluno faz duas redações. A primeira precisa ter no mínimo 150 palavras. A segunda, com o dobro do peso na pontuação, 250.

— No Academic, os contextos são relacionados ao mundo acadêmico. No General Training, são apresentadas situações do cotidiano. As duas redações precisam ser feitas em, no máximo, uma hora.

— Na compreensão de leitura, são três textos conforme o nível. O estudante tem uma hora para responder a 40 questões.

— A entrevista com o examinador, que analisa a produção oral do aluno, tem 15 minutos e é gravada. Em uma sala, o candidato faz uma apresentação pessoal e recebe um cartão contendo um assunto. Em seguida, ele fala de um a dois minutos sobre determinado tópico e responde a perguntas. Ainda na entrevista, o examinador propõe outro assunto e faz perguntas ao aluno.

— As notas da produção oral são dadas pelo examinador. As demais provas são enviadas ao British Council, organização britânica responsável pelo Ielts no Brasil, para serem corrigidas.

— 13 dias após o teste, sai o resultado. É dada uma nota para cada habilidade e uma média geral, de 0 a 9. O estudante pode pedir revisão da nota.

— Alguns países, como a Austrália, pedem que os candidatos refaçam o Ielts a cada dois anos.

— Em média, há de duas a três datas mensais para a aplicação do Ielts. No Estado, a PUCRS e a Unisc fazem o exame.

— Cerca de 8 mil instituições no mundo aceitam o Ielts.

— Informações em takeielts.org.

 

*    *    *

A CaliCultural oferece vários cursos preparatórios para ambos os testes, em vários países de língua ingelsa: Austrália, EUA, Canadá, Irlanda, Reino Unido e África do Sul. Escolha um destino, procure o pacote mais adequado para você ou fale com a gente que auxiliamos na escolha!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *