Mobilidade em Dublin

Resultado de imagem para dublin transportation

Dublin pode não parecer uma cidade muito grande, mas é, definitivamente, uma cidade cheia de história, cultura e atrações de sobra que ficam bem distribuídas por toda sua região, portanto, saber quais e como usar os transportes públicos é essencial, independentemente se você está apenas visitando o local ou está morando ou pretendendo morar lá. Outro motivo para usar os transportes de Dublin é que pode ser uma ótima maneira de economizar, principalmente se você mora em bairros da cidade que são mais afastados do centro – desta forma, você não precisará sempre depender de carros e/ou gastar dinheiro com táxis o tempo inteiro.

Existem três tipos de meios de transporte em Dublin: o tradicional ônibus e dois outros conhecidos como “Luas” (metrô de superfície) e “Dart” (trem que percorre a costa da Irlanda).

O ônibus é o meio mais simples, barato e utilizado da cidade, pois há diversos veículos e eles circulam pela região e alcançam diferentes zonas, além de serem muito limpos, acessíveis, amplos (são ônibus de dois andares), contam com Wi-Fi e possuem painéis digitais em cada ponto para que você saiba quais passam por lá e quanto tempo falta para chegarem. No entanto, lembre-se que não existem cobradores no ônibus – o próprio motorista recebe o pagamento da passagem (que pode custar em torno de 1,50 a 3,50 euros), mas são aceitas apenas moedas, e não notas, portanto, certifique-se de ter trocado consigo.

Imagem relacionada

O Luas (que, inclusive, significa velocidade em irlandês) conta, por enquanto, apenas com duas linhas que se deslocam por alguns pontos, e, apesar de não cobrir toda a extensão da cidade, é excelente para quem quer ir a regiões ou mais próximas ao centro ou então mais distantes, como outros destinos nos arredores de Dublin. Assim como os ônibus, o Luas não possui cobrador – para embarcar nesse metrô, basta comprar a passagem (que pode custar entre 3,50 e 6 euros) em uma das máquinas que existem nas estações, mas fique atento: não tente utilizar o transporte sem ter antes o ticket, pois você pode ser surpreendido por fiscais que verificam se todos os passageiros possuem os devidos bilhetes e, caso você for pego, terá que pagar uma multa um tanto alta.

Finalmente, o Dart (sigla para “Dublin Area Rapid Transit”) é o trem da Irlanda e meio de transporte para quem quer viajar não só para áreas centrais de Dublin como também para locais mais afastados e costeiros do país, como cidades e vilas vizinhos (por exemplo, para Malahide, Bray ou o porto de Howth, além de destinos mais populares e turísticos, como Belfast e Galway). Assim como no Luas, você deve comprar seu ticket nas máquinas das estações, mas não existem tarifas fechadas e o valor da passagem irá depender do seu destino de saída e seu destino final.

Resultado de imagem para dublin transportation

Para facilitar o uso dos transportes, principalmente se você permanecer em Dublin por um longo período de tempo, vale a pena adquirir o “Leap Card”, um cartão magnético recarregável que pode ser utilizado tanto para ônibus, Luas, Dart e até para os serviços de ônibus do Airlink para o aeroporto. Outra vantagem para comprar o cartão é também que, nas horas de recarregá-lo para comprar as passagens, você ganha descontos nos valores dos tickets.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *