10 dicas básicas para conhecer a Irlanda

giants causeway

Algumas coisas são diferentes na Irlanda em comparação a outros lugares na Europa, então vale a pena saber para não ter problemas e otimizar sua viagem ao máximo.

1 – IMIGRAÇÃO

A República da Irlanda não faz parte do espaço Schengen. Portanto, quando entrar na ilha esmeralda pela República da Irlanda é necessário passar pela imigração.

Se sua intenção é fazer tudo de maneira correta, não tem porque ter medo da imigração. Veja as solicitações frequentes dos policiais que atendem esta área:

Eles são rígidos e pedem, quase sempre, comprovante de onde o visitante vai ficar, quantos dias será a estadia e a passagem (e-ticket) de retorno ao país de qual voou. Eles também podem solicitar a quantia em dinheiro que você está portando para ter certeza de que você tem o suficiente para custear sua estadia no território irlandês. Indico que tenha uma versão impressa do extrato do cartão Travel Money ou similar, caso aplicável. Outras perguntas como: com o que você trabalha no Brasil, solteiro ou casado, fala inglês, podem fazer parte do repertório deles.

Contrate um seguro de viagem com cobertura para acidentes e repatriamento, caso necessário. Isso pode ser questionado.

Eles têm olhos treinados para imigrantes ilegais e, eu já vi, diversas vezes, pessoas serem enviadas para uma sala especial. Ser levado para uma sala especial não significa ser deportado. Geralmente, os questionamentos na fila atrapalham o fluxo e, portanto, eles preferem confirmar os dados em outro lugar.

O visto de turista para a Irlanda pode ser dado para o período da estadia comprovada ou até 90 dias.

Sempre procure sorrir e ser prestativo. Inclusive, os policiais até dão dicas do que fazer por lá!

2 – É PROIBIDO BEBER EM ÁREAS PÚBLICAS

GUINNESS

Nós estamos acostumados a sair com uma cerveja na mão, beber na praia. Na Irlanda, isso é extremamente proibido. Beber álcool em áreas públicas e beber e dirigir são atos ilegais.

Da mesma forma que, se você estiver bêbado demais em público, você pode ser detido por representar perigo a si próprio ou a outros. Já pensou? Isso sim é primeiro mundo.

Se for abordado por um policial na rua ingerindo álcool, você pode ser multado, ter a bebida confiscada e ser detido!

DICA: Beba no albergue ou no hotel, na casa de amigos e dentro das baladas. JAMAIS, leve bebidas alcoólicas para os parques e praças! Faça piqueniques apenas com sucos e refrigerantes! E mais, não faltam opções de bares no país.

Temple Bar

Temple Bar

 

3 – VIOLÊNCIA ZERO

A entidade irlandesa responsável pelo policiamento e segurança chama-se “GARDA”.

A Irlanda é o único lugar que eu visitei que a “GARDA” não andava armada.

Achei muito estranho e resolvi perguntar para um policial da “GARDA” porque eles não usavam armas e eu recebi uma resposta que me fez amar ainda mais este país maravilhoso: “Se eu quero incentivar a paz, como posso conseguir isso propagando a violência?”. BABEI!

Mas não ache que tudo são flores na terra esmeralda. Infelizmente, imigrantes com poucos recursos financeiros e com históricos criminosos vindos de outros países da União Europeia ajudaram a crescer o índice de criminalidade. Isso não quer dizer que exista o uso de violência, mas, sim, muitos casos de “mãos leves”.

DICA: Como em qualquer grande metrópole – ATENÇÃO e cuidado com seus pertences!

4 – GENTILEZAS

É difícil achar um lugar onde as pessoas sejam mais educadas e simpáticas que na Irlanda. Então, retorne as gentilezas que você receber – um sorriso de uma pessoa pode ser retribuído com outro sorriso.

Pessoas podem lhe abordar na rua quando perceberem que você está perdido, aceite a gentileza e agradeça.

Se empurrar alguém sem querer, não perca a oportunidade de dizer “I am sorry”, até porque a outra pessoa pode dizer antes.

A sua experiência em terras irlandesas pode ser mágica: o pote de ouro tem um valor inestimável e este valor chama-se educação, cortesia e simpatia!

PULO

DICA: Seja FELIZ na terra da esmeralda!

5 – PREVISÃO DO TEMPO

Todo dia chove, mas não desanime que, em algum momento do dia, o sol aparece.

Quanto à temperatura, até a Budweiser faz promoção – se a temperatura do dia passar de 20 graus Celsius, eles dão cerveja grátis. Então, se prepare pois na Irlanda o verão pode ser mais frio que o seu inverno.

DICA: saia sempre prevenido – capa de chuva e casaco.

6 – LÍNGUA OFICIAL

Todo mundo fala inglês e, o que você não sabia, o Irlandês também é uma língua oficial! Então, todas as sinalizações estarão em inglês e “irish”.

Você não precisará falar esta língua em momento algum.

DICA: “Slàinte” significa saúde e é a palavra utilizada para brindar. Quando for beber na Irlanda, fale “Slàinte”. Na dúvida de como pronunciar, peça ao seu companheiro de copo para lhe auxiliar.

7 – PATRIOTISMO

Os irlandeses nunca deixaram dúvidas sobre seu amor pela história e sua cultura. Sua nacionalidade é motivo de orgulho, glória e muito sangue. A liberdade da República da Irlanda foi almejada através de muitas mortes e, estas continuaram posteriormente pelo norte da ilha.

As histórias de guerra entre os católicos e protestantes permanecem escritas nas paredes – grandes murais pintados pelas ruas estão, aos poucos, sendo substituídos por imagens que propagam a paz e vida em harmonia entre os grupos. As tristes lembranças continuam nas memórias das pessoas que perderam membros da familia e amigos, mas, hoje, tentativas de união vêm a trazer vida para um novo futuro.

Image result for irish graffiti

 

DICA: Conheça irlandeses e peça a eles que contem sobre a história do seu país. Eles têm muito orgulho e nós, turistas, temos muito a aprender.

8 – A MOEDA E IRLANDA DO NORTE

A ilha abrange dois Estados: a República da Irlanda e a Irlanda do Norte. A República da Irlanda adotou o EURO como moeda. Na Irlanda do Norte, que faz parte do Reino Unido, a moeda utilizada é LIBRA ESTERLINA.

A divisão entre estes dois Estados é uma fronteira seca, portanto, não haverá uma imigração. É muito comum excursões de Dublin para Belfast, Derry e Giants Causeway. Nestas excursões, aconselho que se leve LIBRA ESTERLINA, pois o EURO dificilmente será aceito.

DICA: Tente visitar também a Irlanda no Norte! Caso você vá, troque um pouco de dinheiro no dia anterior.

9 – COMPRAS

Muitos dizem que não vale a pena comprar fora dos Estados Unidos. Isso não é verdade!

As panelas e utensílios da “Le Creuset” mais baratos do mundo, encontrei na Debenhans! Site: http://www.debenhams.ie/

A Brown Thomas é a loja de grandes marcas mais TOP da Irlanda – os preços podem parecer salgados, mas é meio tabelado e não vai ser diferente de outros lugares pelo mundo. Mas ATENÇÃO – em época de promoção, a loja fica com 70% de desconto! Site: http://www.brownthomas.com/

10 – AMAR A NATUREZA

A Irlanda tem muitos monumentos lindos para visitar, mas são as paisagens, parques, penhascos que tocam fundo em nossos corações! Reserve tempo na sua viagem para conhecer o interior da Irlanda, especialmente: Wicklow, Cliffs of Moher e Giants Causeway.

Cliffs of Moher

Cliffs of Moher

Giant Causeway
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *