Como convencer os pais a fazer intercâmbio? Veja 5 dicas!

Fazer intercâmbio é uma experiência incrível para um jovem e pode abrir muitas portas no mercado de trabalho no futuro. Mas, também não é uma opção barata e você vai vivenciar tudo longe de casa (e dos olhos dos pais). Aí vem aquele problema: como convencer os pais de que você tem maturidade para fazer intercâmbio?

A chantagem não é o melhor caminho. No momento da conversa é necessário mostrar os benefícios do intercâmbio para sua vida e também convencê-los de que você consegue se virar sozinho em outro país. Preparamos algumas dicas para ajudá-lo nesse processo. Ficou curioso? Então vamos lá!

1.Estude diferentes opções de intercâmbio

Faça pesquisas sobre os principais destinos que falam a língua a ser aperfeiçoada. Estude as características de cada local, moeda utilizada, valor do intercâmbio e guarde também alguns depoimentos de jovens que participaram de uma experiência como essa no país.

Essa é uma maneira de se preparar bem para conversar com os seus pais e saber na ponta da língua as diferentes opções para a sua viagem (e também aquele destino que você mais se interessou).

2.Chame-os para uma conversa

Reúna-se com os seus pais e deixe de lado todos os aparelhos e situações que podem tirar a atenção da conversa. Esse é um momento importante e você precisa estar 100% concentrado no diálogo, argumentos e perguntas que podem surgir.

Não precisa ter receio de falar sobre o assunto, pois o máximo que poderá receber é um “não” ou uma resposta como “vamos pensar”. Procure entender também a posição dos seus pais, pois nem sempre é fácil dar uma resposta na hora.

Mantenha a calma para conseguir apresentar todos os benefícios de fazer um intercâmbio. Você pode lembrá-los que hoje há poucas vagas de emprego e quem estiver mais preparado terá melhores oportunidades, e o intercâmbio é um processo importante para isso.

Se for preciso, apresente para eles alguns exemplos de vagas de emprego que pedem uma ou duas línguas estrangeiras (é possível encontrar várias no LinkedIn). Isso poderá ajudá-lo na construção das ideias.

3.Mostre que fazer um intercâmbio não é abandonar a família

Muitos pais podem se sentir inseguros com a viagem do filho para fora do país. Por isso, também é o seu papel demonstrar que eles poderão acompanhar todo o seu intercâmbio por meio do envio de fotos e conversas pelos WhatsApp. Também é importante mostrar para eles que algumas agências de intercâmbio mantêm uma equipe de suporte no país da viagem, pois isso os deixará mais tranquilos.

4.Demonstre comprometimento

Procure transmitir uma confiança para os seus pais. Para tanto, você precisa manter as boas notas no colégio e demonstrar que está se esforçando para economizar.

Lembre-se de que estudar no exterior não é barato e se você ajudar em casa isso poderá contar pontos para fazer o intercâmbio. Se achar que eles podem gostar, procure um trabalho em meio período para ganhar um dinheiro extra e ajudar a pagar os estudos.

Karen Gillan Thumbs Up GIF - Find & Share on GIPHY

5.Valorize a experiência de fazer intercâmbio

Estudar no exterior ainda é uma experiência para poucos e você pode chamar a atenção dos seus pais para isso. A viagem proporcionará muito aprendizado, aperfeiçoamento de uma língua estrangeira e também te deixará mais responsável.

Travel GIF by Evan Hilton - Find & Share on GIPHY

Ao valorizar essa experiência, os seus pais também se sentirão motivados a te ajudar. E claro, eles desejam o melhor para o seu futuro e farão o possível para isso. Por último, você pode lembrá-los de que os países onde são feitos intercâmbios são mais seguros do que o Brasil. 😉

E aí, está pronto para convencer os pais de que fazer intercâmbio será ótimo para o seu futuro? Se precisar de uma ajudinha extra é só conversar com a gente!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *