Tudo que você precisa saber sobre High School

O High School é uma modalidade de intercâmbio que dá ao jovem a oportunidade de estudar em outro país por um período de seis meses a um ano. A ideia é cursar um ano equivalente ao realizado no Brasil no Ensino Médio, com a vantagem de aperfeiçoar outro idioma, conhecer uma cultura diferente e melhorar o currículo.

Diante do custo para manter um estudante no ensino privado no país, muitos pais já optam por oferecer o High School aos seus filhos. Quer saber se essa é uma opção adequada para a sua família? Explicamos tudo sobre o assunto a seguir!

Como funciona o High School?

Há opções de estudo em diferentes países, como Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia, Austrália, África do Sul e algumas regiões da Europa. Portanto, antes de iniciar o processo do intercâmbio é indicado pesquisar sobre as localidades e escolher, junto com o filho, o destino ideal.

Antes de liberar o jovem para estudar em outro país os pais se preocupam com diferentes fatores como: controle dos horários de estudo, acompanhamento do aprendizado, local de moradia e adaptação. Por isso, explicamos a seguir como funciona a hospedagem e o monitoramento dos jovens:

Moradia

A vantagem do High School é justamente a oportunidade de o adolescente “aprender a se virar” um pouco mais por conta própria. Ele é acolhido por uma família local como se fosse um filho e consegue participar de todo o seu cotidiano. Assim, acompanha os costumes, hábitos alimentares e ainda aprende a seguir os padrões daquela residência.

Outra opção é a moradia nas “Boarding Schools”, ou seja, escolas particulares que funcionam em regime de internato. Nelas, o estudante fica hospedado dentro do campus ou próximo à escola com direito à pensão completa. Os monitores da escola são responsáveis por monitorar os alunos e ajudá-los quando surge alguma dificuldade.

Logo, essas duas modalidades de hospedagem proporcionam muito aprendizado ao jovem, que precisa se adaptar a um novo contexto de vida.

Duração

O intercâmbio de High School pode durar de um a dois semestres letivos, lembrando que em muitos países as atividades escolares iniciam entre os meses de julho e setembro.

Visto

O visto de estudos em outro país costuma passar por um processo diferenciado e, por isso, exige muitas documentações e pode levar mais tempo para ficar pronto. Sendo assim, é indicado avaliar essa oportunidade de intercâmbio com antecedência e procurar uma agência especializada para orientá-lo.

Quais são as principais vantagens de fazer o High School?

Não há dúvidas de que um intercâmbio abre muitas portas para o jovem quando ele decide entrar no mercado de trabalho. Afinal, ele consegue aperfeiçoar a pronúncia e escrita em um idioma estrangeiro, o que é muito valorizado pelas maiores companhias ao redor do mundo. Além disso, o High School favorece o desenvolvimento do adolescente em diferentes áreas:

Crescimento Pessoal

O jovem sai de sua zona de conforto e precisa se adaptar a um novo contexto. Isso favorece o crescimento pessoal, permitindo que o adolescente tenha mais confiança para encarar os desafios de sua rotina.

Imersão em outra cultura

É incrível poder viajar, saborear diferentes pratos e ainda aprender! Já imaginou todas as experiências que serão vivenciadas por um jovem que permanece por alguns meses em outro país? Com certeza essa é a melhor oportunidade que os pais podem oferecer aos seus filhos.

Eles voltarão para casa motivados, cheios de expectativas sobre o futuro e vontade de fazer coisas diferentes. Afinal, puderam aprender sobre outra cultura e agora conseguem incorporar muitas situações no dia a dia.

E aí, o que achou dessa ideia de incentivar o seu filho a fazer um High School? Deixe o seu comentário ou dúvida abaixo, assim podemos ajudá-lo com mais informações.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *